BIM News

Last trends of the AECO sector

BIM, performance and sustainability

The new project workflows


Published: 10/01/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original

Com o uso do BIM, o impacto e a habilidade de atuar da equipe é maior, produzindo um custo menor de interferência projetos para a indústria da construção civil têm início na necessidade de um cliente final ou empreendedor investir ou construir para uso próprio. Na maioria das vezes, o processo começa com a contratação de um escritório de arquitetura. Dentro do fluxo de desenvolvimento do projeto, a elaboração das primeiras plantas permite que sejam interpretados todos os objetivos do contratante e exigências legais da edificação. Nesta etapa não é raro que mais nenhum profissional da construção civil, como engenheiros estruturais e de instalações, esteja envolvido. É comum que a contratação destes escritórios ocorra quando o projeto executivo já está em fase de desenvolvimento, e com a responsabilidade de compatibilização entre as disciplinas pelo arquiteto.

Na maioria dos projetos, perde-se a oportunidade do olhar holístico da construção, o que despende um grande e tardio esforço para a realização do objetivo inicial. Muitas interferências podem ser observadas durante a construção, causando retrabalho e o consequente custo e desperdício de materiais. Com a disponibilização de novas tecnologias para o desenvolvimento de projetos, atendimento às novas normas técnicas brasileiras – como a de desempenho –, os conceitos de sustentabilidade e a visão de empreendedores em busca de diminuição de perdas e custos, o processo tem sido modificado. Assim, uma equipe dimensionada para as necessidades do empreendimento tem atuação desde as primeiras etapas de desenvolvimento, disponibilizando suas expertises para se obter o melhor resultado possível e de forma compartilhada.

As novas metodologias de projeto, como o BIM (Building Information Modeling), contemplam tecnologias que possibilitam análises, melhoria de fluxo, desenvolvimento de projeto e compatibilizações entre disciplinas, tendo como resultado a construção virtual do edifício. Como descrito por Patrick MacLeamy, em seu conhecido gráfico – a Curva de Esforço –, no fluxo de trabalho proposto pela metodologia BIM, há um esforço concentrado na etapa de projeto preliminar, quando todos os profissionais já estão contratados. O impacto e a habilidade de atuar da equipe é maior, produzindo um custo menor de interferência. Qualquer necessidade de mudança de especificação após esta etapa de projeto pode gerar custos não justificáveis e resulta, por exemplo, em uma eficiência ou desempenho menor durante todo o seu ciclo de vida.

Através dos programas desenvolvidos para trabalharem com a metodologia BIM, é possível, ainda no início do projeto, o desenvolvimento de análises de eficiência energética conjugadas com avaliações de desempenho térmico, o que vem ao encontro dos projetos sustentáveis necessários. O trabalho colaborativo é facilitado pelo uso de tecnologias de modo que todos os profissionais tenham acesso simultâneo ao modelo de edifício virtual que está sendo desenOs volvido, propiciando a compatibilização em tempo real, ou através da checagem de interferências e regras.

De certo, é possível, finalmente, indicar que a sustentabilidade começa a ser atendida pela diminuição do desperdício de material usado para resolver interferências durante a construção e um levantamento de quantidades mais assertivo.

Autores:

Sasquia Hizuru Obata professora, doutora titular docente dos cursos de graduação em Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e da pós-graduação em Construções Sustentáveis da Fundação Armando AlvaresPenteado (FAAP)

Isamar Marchini Magalhães, engenheira civil, especialista em Construções Sustentáveis pela Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), BIM Manager pela Zigurat.


image

Source: http://digital.estadao.com.br/o-estado-de-s-paulo/20180102

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!