BIM News

Last trends of the AECO sector

Direct integration between ARCHICAD and Bluebeam

Many design teams find a whole new world where products and materials are specified in the models and interferences are detecte


Published: 14/02/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original

GRAPHISOFT anunciou a integração direta com o Bluebeam Revu, software de colaboração baseado em PDF

Para muitas equipes de projeto (de construção e de modelagem BIM), abre-se um mundo totalmente novo onde os produtos e materiais são especificados em modelos e interferências são detectadas antes mesmo do início de uma construção. E a capacidade de projetar e compartilhar instruções em 3D torna as equipes ainda mais eficientes.

Entretanto, à medida que as empresas passam para o BIM com ferramentas de coordenação aprimoradas para detecção precoce de conflitos e resolução de problemas, a comunicação entre parceiros de projetos interdisciplinares continua desafiadora. As equipes de projeto são muitas vezes descentralizadas, e os cronogramas dos projetos geralmente são limitados. Decisões de projeto de todos os parceiros do projeto são necessárias muito mais cedo no processo, mas as habilidades de modelagem e acesso são limitados aos arquitetos e outros projetistas. Todos os membros da equipe devem ter acesso a documentos críticos do projeto, mas garantir que todos estejam fazendo referência a um conjunto de documentos mestre, único e atualizado, pode ser extremamente difícil.


O objetivo do BIM é reunir informações valiosas criadas, distribuídas e reunidas durante o ciclo de vida do projeto, remover ineficiências do processo e alterar a forma como as informações são compartilhadas e utilizadas. Mas o que acontece quando os parceiros do projeto não têm acesso ou conhecimento técnico de soluções para alavancar o uso do BIM? Como as equipes podem garantir que todos os membros – incluindo consultores, engenheiros, contratados e clientes – possam contribuir para a conversa o mais cedo possível?


Para muitas equipes de projeto, a resposta é alavancar o uso de PDFs. Os usuários criam e compartilham PDFs 3D eletronicamente para revisões de projeto, estimativas, fechamentos e gerenciamento de instalações. São criados conjuntos de documentos digitais facilmente navegáveis com permissões de acesso de usuário e de gerenciamento de documentos para garantir que os membros da equipe correta recebam as informações corretas no momento certo. E, as soluções robustas do pdf seguem todas as anotações para a responsabilidade incorporada.


As equipes mais inovadoras também estão passando a lacuna entre aqueles que normalmente têm acesso ao BIM e aqueles que não tem, utilizando PDFs 3D. Todos os membros da equipe podem contribuir e se beneficiar grandemente da capacidade de visualizar, navegar e comentar partes de modelos 3D exportados de qualquer arquivo IFC.


Uma vez exportado para o formato PDF 3D, os usuários podem manipular e navegar em modelos 3D e até mesmo adicionar marcações em vistas 3D. A funcionalidade 3D em algumas soluções digitais torna mais fácil esclarecer questões e resolver problemas com mais precisão e mais cedo no processo. Por exemplo, além de simplesmente adicionar marcações na vista 3D, os usuários podem copiar e colar objetos 3D específicos de um PDF para outro para documentar mais claramente as questões sobre um elemento de construção específico, criando essencialmente a próxima geração de RFIs.


As soluções avançadas de PDF incluem ferramentas de seccionamento para expor detalhes interiores de um modelo e ferramentas para explodir e reanimar peças dentro de montagens 3D. Os membros da equipe do projeto podem isolar salas ou elementos específicos, separar elementos para detalhar e fornecer uma melhor explicação visual de problemas complexos ou como as peças devem se encaixar. Os usuários podem criar vistas explodidas de locais normalmente difíceis de alcançar e, em seguida, animar suavemente. Em seguida, essas novas vistas 3D podem ser salvas e compartilhadas para comunicar como os elementos se encaixam para resolução imediata de problemas de campo.


Essas conversas baseadas em documentos 3D podem ocorrer no local ou entre membros da equipe de projetos remotos em tempo real através de soluções de colaboração integradas em software PDF. A tecnologia baseada em nuvem de PDF agrega vários parceiros de projeto em conjunto para coordenar e resolver problemas em tempo real.


Alavancar a tecnologia PDF 3D faz a ponte entre os parceiros do projeto para que as equipes possam facilitar uma melhor comunicação ao longo do processo de projeto e construção. Assim, os poderes combinados do BIM e do PDF permitem aos projetistas, contratantes, construtores e proprietários minimizem o risco de retrabalho caro, comuniquem as questões de forma clara e concisa e, finalmente concluam os projetos mais rapidamente.


Criado para profissionais o Bluebeam Revu® é a solução que permite gerar, editar e anotar diretamente sobre PDFs 2D e 3D. Através do Revu você irá digitalizar seus fluxos de trabalho e colaborar com parceiros de projeto onde quer que estejam e a qualquer hora com o Revu.


Source: http://www.makebim.com/2017/12/21/integracao-direta-entre-archicad-e-bluebeam/

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!