BIM News

Last trends of the AECO sector

Understanding the composition of the E-learning Methodology with the BIM Methodology


Published: 07/03/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
A consolidação da era digital e a facilidade de obter informações e se conectar com qualquer lugar do mundo fez com que o ensino a distância ganhasse mais espaço a cada ano que passa.

Esta metodologia busca a comunicação através de diversos meios, a interatividade com outros profissionais de diversos continentes e flexibilidade de horário e local.

O ensino a distância foi se consolidando através de gerações e vem se desenvolvendo e se aperfeiçoando de acordo com a industrialização e a tecnologia. Apesar das mudanças, este sempre foi voltado para a formação profissional, ou seja, para a capacitação de profissionais que necessitam de determinadas habilidades exigidas no mercado de trabalho.

A Espanha é um dos países pioneiros nesta metodologia, no ano de 1972 surge de maneira “precoce” a Universidade Nacional de Educação a Distância, na qual iniciou-se um processo de integração com estudantes de graduação e especializações no mundo inteiro.

image

De acordo com o Ministério da Educação, no Brasil entre os anos de 2003 e 2013 aproximadamente 35% dos alunos matriculados optaram por ensino a distância, esta estrutura de ensino cresce 14 vezes mais do que a educação convencional no mundo, concluindo que é a metodologia de ensino que mais se fortalece no Brasil e em todo resto do mundo.

O Canadá é um dos paises onde esta metodologia se destaca drasticamente, onde 53 das 56 universidades oferecem cursos a distância.

Atualmente as grandes universidades do mundo vem oferecendo cursos de curta e longa duração, aumentando ainda mais sua popularidade e fazendo com que os estudantes de qualquer lugar do mundo possam se matricular e fazer parte dos milhares de alunos que estudam ou já estudaram ali.

E é neste contexto que a Zigurat começa sua trajetória, mais precisamente no ano de 2001, inicialmente no mercado espanhol e na sequência expandindo-se para o mercado internacional. Atualmente a Zigurat atua em 15 países da América Latina.

No ano de 2014, iniciou sua jornada rumo ao Brasil junto com NossoBIM consolidando-se com a formação internacional mais completa sobre BIM, que em 2016 se torna uma formação global oferecendo programas com foco no mercado anglo-saxão.

International Master BIM Manager /International Master BIM Manager Infraestruturas é uma formula de sucesso porque conecta duas metodologias que funcionam e trabalham conjuntamente:

image
Isto porque
Na metodologia BIM, o trabalho colaborativo a distância é um dos pontos fortes. Com o BIM os profissionais envolvidos possuem ferramentas necessárias para projetar e gerenciar todas as fases de um projeto sem nenhum limite de raio de distância. Através de servidores e armazenamento na nuvem os envolvidos obtêm todas as informações de maneira sincronizada e conseguem acompanhar dia a dia o avanço e as revisões de um projeto.

E-learning
Esta metodologia de ensino permite ao aluno diversas vantagens:

• Flexibilidade de horário

• Adaptação do estudo em qualquer local.

• Contato com outros profissionais do mesmo setor (nacionais e internacionais)

• Formação sem gastos adicionais como transporte e materiais extras.

• Interatividade

No International Master BIM Manager / International Master BIM Manager Infraestruturasda Zigurat e NossoBIM utilizamos a infraestrutura de um Campus Virtual, onde são disponibilizados:
• Conteúdos

• Fóruns técnicos com professores e outros fóruns livres para alunos

• Arquivos de trabalhos

• Testes de auto avaliação

• Agenda da formação

• Gravações de seminários com os professores.

• Acompanhamento personalizado de tutoria

A parte disso, nossa infraestrutura conta com uma plataforma de gerenciamento de projeto, armazenamento da nuvem, servidores e licenças de mais de 15 ferramentas BIM

Nesta formação e-learning, replicamos a metodologia BIM através dos nossos conteúdos diferenciados, e também com o desenvolvimento de projetos colaborativos, ou seja, conectamos nossos alunos através de projetos reais com servidores, proporcionamos a eles a prática intensa com multiplataformas BIM, desenvolvendo o networking com outros alunos e adquirindo competências de gerenciamento de projetos BIM a nível de desenvolvimento e implementação.



Bibliografia:

MACHADO, Liliane Campos. CENÁRIOS DA EAD NO MUNDO, NO BRASIL E NA ENFAM: alguns apontamentos

MORAN, José Manuel. A EAD no Brasil: cenário atual e caminhos viáveis de mudança. In: VALENTE, José e MORAN, José Manoel. Educação a Distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.

MOORE, Michel G., KEARSLEY, Greg. Distance education: a systems view. Belmont (USA): Wadsworth Publishing Company, 1996.

CHAVES, Lais. Educação a distância é a que mais cresce no Brasil, segundo censo do MEC Disponível em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2016/02/22/1136578/educacao-distancia-cresce-brasil-segundo-censo-mec.html
+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!