BIM News

Last trends of the AECO sector

BIM in the Manager's view

The higher the detail level of objects, the more representative the model is of reality and the greater will be the commitment t


Published: 09/04/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original

A capacidade tecnológica vem ampliando as oportunidades para emprego de determinadas metodologias de trabalho, permitindo o desenvolvimento de ferramentas que suportam métodos de trabalho que até pouco tempo, demandavam estruturas muito robustas e investimentos expressivos, com longos prazos de retorno e difícil gestão de risco. A construção civil também experimenta esses efeitos e recentemente novas ferramentas têm ocupado a atenção dos profissionais desse mercado. Esse artigo tratará da metodologia BIM, oferecendo uma visão menos técnica. O proposito desse documento é apontar conceitos da programação, aspectos do escopo de utilidade e aplicação, além da conexão com elementos mais representativos à visão estratégica nos empreendimentos da construção civil.

O BIM é sigla inglesa para modelagem da informação da construção. Modelos de informação são sistemas compostos por objetos gerenciáveis. É, tecnicamente, uma programação orientada a objetos. Notem, são afirmações objetivas, simplificadas. O mais importante, porém, está na compreensão do termo objeto. Esse elemento é uma simplificação do seu representante real. É uma abstração que preserva características principais do objeto real, permitindo simular uma conexão sensorial com a realidade. Quando temos um conjunto amplo desses objetos relacionados no proposito de simular o resultado de um produto da construção civil, nós temos um modelo de informação da construção: uma edificação virtual.

Quanto maior o nível de detalhamento dos objetos, mais representativo o modelo é da realidade e maior também será o compromisso com a qualidade e integridade das informações inseridas nele. É muito importante, por isso, estabelecer os objetivos para a utilização dos modelos. Isso é especialmente importante para o processo de programação, que desenvolverá o modelo com a profundidade de informações indicadas no espoco da aplicação. Não é mais importante a capacidade de programação, que a própria estrutura de extração da informação, na linha operacional. Um modelo bem desenvolvido não agregará valor se o estagio operacional não contemplar seus recursos. Nesse ponto é importante observar a evolução do desenho técnico, que, através do modelo de informação agrega os conhecimentos de construção facilitando a transferência desse conteúdo, que reduz muito o retrabalho.


SYN

A metodologia BIM permite integração de conhecimentos diferentes num estágio do ciclo de vida do projeto onde as contribuições tem alto valor transformador, num baixo custo vinculado a mudança. Essa conexão é mais poderosa que nos métodos CAD, especialmente porque traz incremento para velocidade na formação de cenários. Num intervalo de tempo menor, com maior eficiência no tratamento das informações, o efeito de uma escolha é estendido a um número maior de percepções, sendo possível concentrar mais conhecimento e melhorar a avaliação da elasticidade de variáveis. As envoltórias das viabilidades técnica, econômica e financeira são aproximadas e a gestão do risco é fortalecida.

Produção ágil de cenários que ampliam a percepção holística, com acesso rápido a informação, fácil rastreabilidade, referências para metas. Maior capacidade de avaliação das variáveis que compõe um cenário e melhor monitoramento de riscos. É preciso falar mais sobre os benefícios da metodologia à integração na gestão de empreendimentos? Certamente cada item poderia ser explorado, mas não é a meta desse texto. Foi apresentando que a modelagem da informação possibilita simular o resultado da construção e quanto maior for nossa capacidade de agregar informação e, especialmente, utilizá-la, maior será o número de possibilidades à disposição para avaliação. Isso tudo, porém, não pode ser adquirido como credencial. É preciso entender que a operação não alcançará o sucesso apenas com contratação de softwares ou consultorias pontuais, é também necessário revisar os processos de gestão do negócio. BIM não é solução, BIM é metodologia que explica novos métodos de trabalho. Esses métodos precisam ser praticados, compreendidos e revisados continuamente. Quanto maior o empenho na gestão das operações, melhor o resultado do trabalho orientado pela metodologia.  Não é mais importante a competência do contratado em produzir e entregar um modelo com qualidade, que a capacidade do contratante em utilizá-lo. Isso é alcançado quando uma estrutura de trabalho colaborativa é construída.

Source: https://biminformation.blog/2017/10/24/bim-na-visao-do-gestor/

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!