BIM News

Last trends of the AECO sector

The actual use of BIM's "I"

Every day more the BIM concept has been diffused and absorbed by professionals and companies of the construction industry


Published: 23/05/2018

This article has been translated from Portuguese. View original
O que nos preocupa, de certa maneira, é a forma como este conceito tem sido assimilado. Podemos até dizer que na maioria dos casos o BIM está sendo subutilizado.

Quando não é interpretado apenas como um software, que já é uma falha grave, pois, BIM é uma metodologia que integra diversos e não apenas um software; ele é entendido como um modelo 3D que facilita a compatibilização e extração de quantitativos de materiais.

Sim, isto até acontece! Realmente a plataforma BIM permite a visualização do modelo integral, e disponibiliza ferramentas para identificação de conflitos que facilitam incrivelmente a compatibilização dos projetos. Assim como, a relação de materiais é extraída automaticamente do modelo em poucos “cliques”. Porém, só resultará em uma extração de quantitativos efetiva, se o modelo for configurado para isto. Tudo dependerá da maneira como as informações estarão inseridas no modelo.

Mas o BIM vai muito além disto, e não estamos falando em planejamento e orçamento, que também são facilitados pela plataforma, porém da mesma maneira, os modelos devem ser devidamente configurados para que os dados possam ser operados.

O real uso do I do BIM, é saber utilizar a informação do modelo a seu favor. Não apenas elaborar projetos, planejar, orçar e pronto! É aproveitar a oportunidade de ter um protótipo virtual nas mãos e experimentá-lo. Trabalhar as informações contidas nos modelos para identificar a melhor opção para que sejam atendidas as necessidades do cliente, melhores condições de prazo e otimização de custos. Isto tudo é possível, desde que se trabalhe as informações para viabilizar as tomadas de decisões que podem impactar diretamente nos resultados esperados.

download (2)

E é aí que se encontra o real valor do BIM!

Saber utiliza-lo para realmente fazer engenharia. Buscar soluções em todos os aspectos e ter possibilidade de verificar se atendem aos critérios desejáveis ou se há necessidade de mais estudos até que se possa atingir os objetivos.

Source: https://biminformation.blog/2017/04/20/orealusodoidobim/

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!