BIM News

Last trends of the AECO sector

Decree creates strategic committee to disseminate the BIM model in Brazil

Ministry of Industry and Commerce will chair the Interministerial Committee for the implementation of the information management model in civil construction


Published: 25/06/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
Foi publicado esta semana no Diário Oficial da União o decreto presidencial que cria o Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling (BIM), com o objetivo de propor, no âmbito do governo federal, a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM.

O BIM é um modelo de gestão de informação que aumenta a produtividade e reduz custos e riscos na construção civil. Além disso, por fornecer informações precisas sobre quantidade e qualidade de materiais e prazo da construção, promove a transparência de processos licitatórios e compras públicas.

Entre os impactos da adoção do BIM estão a intensificação do uso de novas tecnologias e alinhamento com manufatura avançada; formação de capital humano altamente capacitado; e aperfeiçoamento da fase de planejamento e acesso facilitado de informações. Desta forma, a criação do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling é um passo importante para promover a competitividade das empresas brasileiras.

Além do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que exercerá a sua presidência, o Comitê será integrado pela Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Defesa; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério das Cidades e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

O decreto prevê ainda a criação do Grupo de Apoio Técnico – GAT-BIM, que prestará apoio técnico e administrativo ao CE-BIM e o assessorará no desempenho de suas funções.

Source: http://computerworld.com.br/decreto-cria-comite-estrategico-para-disseminacao-do-modelo-bim-no-brasil

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!