Case Studies

Real stories from real BIM people

Use of BIM makes building the Commercial Building INC in Itu

Project

This case study has been translated from Portuguese. View original
Published by:
Datasheet
Company: AEC
Location: Rio de Janeiro, Brazil
Description

O Edifício Comercial INC conta com uma das soluções mais modernas para construção civil no Brasil: a estrutura híbrida e mista de aço e concreto. Projetado pelo arquiteto Sérgio Sampaio, tem 12 pavimentos com 9,8 mil m² de área construída. O empreendimento utilizou 310 toneladas de aço e teve um custo final de R$ 22,8 milhões.

                             

                                A obra utilizou 310 toneladas de aço (Foto: SoluTEC – Engenharia de Estruturas)

A concepção arquitetônica previa estrutura totalmente em aço, constituída por pilares e transversais principais em perfis tubulares retangulares. Depois de orçado, o custo apontou para a inviabilidade do empreendimento. “Com a obra já em andamento, fomos contratados. Nossa proposta foi de uma solução híbrida e mista de aço e concreto, mas que não alterava a plástica proposta pela arquitetura. O núcleo rígido do edifício – onde se encontram a caixa de escada e os elevadores –, foi executado em concreto armado moldado in loco. Os pilares são mistos de aço totalmente revestidos por concreto e uma armadura longitudinal e transversal”, relata o engenheiro Flávio Gaiga, diretor Técnico da Solutec Engenharia de Estruturas.

Foram estudadas diversas sequências construtivas junto aos envolvidos, tanto em fase de projeto, quanto na fase de execução, de modo a se obter a melhor logística de montagem, executando, assim, o núcleo rígido e a estrutura mista de aço e concreto de forma conjunta.

Execução do núcleo rígido, da estrutura mista de aço e concreto (Foto: SoluTEC – Engenharia de Estruturas)

Para o dimensionamento da estrutura, foi utilizado um conjunto de softwares de modo a discretizar de forma real o comportamento da estrutura. No modelo de cálculo, foram simuladas as estruturas de aço, as mistas de aço e concreto e também as estruturas de concreto, obtendo-se a rigidez conjunta dos elementos. E para as fundações foram dimensionadas sapatas isoladas de concreto armado moldadas in loco.

Vantagens

A solução híbrida e mista de aço e concreto conferiu maior resistência da estrutura, inclusive com pilares dimensionados em situação de incêndio. “Possibilitou economia financeira de mais de R$ 2 milhões, se comparada à solução pura e simplesmente em aço isolado, o que representou menor custo de construção para o investidor e viabilizou o empreendimento”, revela o engenheiro.

Além disso, o projeto arquitetônico não foi alterado na sua forma. As mudanças que o projeto estrutural propôs – e que foram aceitas pelo arquiteto e investidor – foram pontuais em alguns elementos estruturais como lajes, vigas, sistemas de laje mista e o próprio núcleo rígido.

O BIM foi fundamental para que a Solutec chegasse a essa solução e resultados. Não existe no mercado brasileiro ou internacional, segundo Gaiga, software específico para projetar, modelar e detalhar estruturas híbridas e mistas de aço e concreto.

“Temos programas muito bons, no Brasil, para projetar concreto armado moldado in loco ou o pré-moldado, e também para o aço isolado. Essa parametrização que temos através do BIM permite programar e configurar o software para o sistema específico que, no caso, é misto de aço e concreto”, comenta.

                             

          A estrutura foi dimensionada em um conjunto de softwares para testar o seu comportamento (Foto: SoluTEC – Engenharia              de Estruturas)

As famílias de perfis de aço – objetos paramétricos configuráveis – utilizadas no projeto do INC foram personalizadas, desenvolvidas pela Solutec. “Tínhamos informações de todos os elementos, dos perfis de aço aos elementos de concreto e pilares mistos, automatizadas e compatibilizadas em tempo real”, conta.

Custo

O custo da estrutura híbrida e mista de aço e concreto que, normalmente, seria mais cara, ficou praticamente igual ao de um sistema em concreto moldado in loco. No caso do INC, a equivalência resultou do cálculo de valores associados, como da velocidade da obra, tempo de execução e menor quantidade de funcionários. “Foi uma obra mais rápida do que uma construção convencional em concreto, com o mesmo custo”, finaliza.

Type of Work
  • Building
area
  • 9.800 m2
How was the BIM Experience in the project?
Reality Simulation: Does it help to get an idea of the final product?
80
4/5
Waste reduction, labor costs and deviations
100
5/5
Greater control of the construction process
100
5/5
Improves collaboration between agents
80
4/5
Conflict resolution and clash detection
80
4/5
Correction and error handling
100
5/5
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!