BIM News
Last trends of the AECO sector
The importance of BIM Technology in historical heritage
The need to digitize information in real time and in a multidisciplinary way makes the BIM methodology a key part of the AECO sector

- Documentos e dados vinculados: A inserção de dados com o uso da tecnologia BIM, dá a possibilidade de inserir informações detalhadas com especificações técnicas de produtos, manuais de operação e manutenção, informes, casos de estudos, vídeos, áudios e qualquer arquivo digital e informação relevante ao objeto construtivo.
- Geometria (2D e 3D): fundamenta-se nos dados métricos que documentam o tamanho, a posição e dimensões das superfícies visíveis, os componentes e o cenário do patrimônio histórico.
- Informação não geométrica: é tudo que o que pertence a aparência, são as características físicas da construção (materiais e condições) e, também abrange o que não é palpável, o que não é tangível, como as características históricas, culturais, estilo arquitetônico e tempo de existência. Este montante de informações BIM, são informações que tornam o modelo geométrico e genérico um objeto específico e personalizado.
Os edifícios de patrimônios históricos geralmente são projetos que contam com uma geometria complexa e particularidades arquitetônicas que precisam de mais tempo para que as estruturas de construção novas sejam retratadas em detalhes. Por isso, a metodologia BIM é essencial, já que possibilita a precisão e elimina possíveis divergências. O nível de detalhe (LOD) também é considerado um ponto importante, pois é através dele que se pode quantificar e descrever todos os detalhes geométricos incluídos nos componentes BIM derivados.
Os patrimônios históricos são beneficiados com a metodologia BIM em diversos processos como na avaliação de opções de design, estimação de custos, simulações de construções, cálculo de quantidades, detecção de informações incoerentes, gerenciamento do projeto, etc. Porém, a implementação BIM em projetos complexos relacionados a patrimônios históricos deve ser feita em paralelo com uma estrutura de fluxos de trabalhos bem pensados que sejam coordenados por normas e protocolos.
Atualmente são poucos os estándares BIM focados para o desenvolvimento da área da construção relacionada a patrimônios históricos, portanto, a adoção de especificações e normas BIM para estes tipos de projetos ainda não é tão simples. Por isso, pensando e trazer melhorias para esta questão, o COTAC, desenvolveu um trabalho importante em relação a normas para as áreas de manutenção, conservação e restauração.