BIM News

Last trends of the AECO sector

The importance of BIM Technology in historical heritage

The need to digitize information in real time and in a multidisciplinary way makes the BIM methodology a key part of the AECO sector


Published: 26/10/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
A necessidade de digitalizar a informação em tempo real e de maneira multidisciplinar torna a metodologia BIM (Building Information Modeling) peça chave no setor AECO, pois a tecnologia dá ainda a possibilidade dos profissionais das diversas áreas do setor trabalharem colaborativamente durante todas as etapas de um projeto construtivo, sendo assim é também essencial para o setor de patrimônios históricos.  

Dessa forma, o BIM colabora com esta área nos processos de investigação, orientação oficial , gestão segura e inovadora e também no gerenciamento dos processos de estudo e conservação. 

Unir a tecnologia BIM com a estratégia da ciência dos patrimônios históricos proporcionou um grande conhecimento da indústria e um desenvolvimento baseado na investigação colaborativa, ao criar novas formas de gestão de dados digitais para o ambiente histórico construído e também a construção de modelos de informação a partir de dados de monitoramento e simulação em edificações históricas. 

Assim, visando facilitar o conceito de colaboração e o gerenciamento dos recursos entre os diversos players de projetos ligados aos patrimônios históricos,  os softwares BIM integram a visualização multi-dimensional com bancos de dados paramétricos abrangentes, indo muito além do 3D ao incorporar dados  inteligentes com múltiplas  representações e funções. 

O processo de ilustração digital de todos os elementos que compõem uma edificação, é o resultado da tecnologia BIM e em geral consiste em:

  • Documentos e dados vinculados: A inserção de dados com o uso da tecnologia BIM, dá a possibilidade de inserir informações detalhadas  com especificações técnicas de produtos, manuais de operação e manutenção, informes, casos de estudos, vídeos, áudios e qualquer arquivo digital e informação relevante ao objeto construtivo.

  • Geometria (2D e 3D): fundamenta-se nos dados métricos que documentam o tamanho, a posição e dimensões das superfícies visíveis, os componentes e o cenário do patrimônio histórico. 

  • Informação não geométrica: é tudo que o que pertence a aparência,  são as características físicas da construção (materiais e condições) e, também abrange o que não é palpável, o que não é tangível, como as características históricas, culturais, estilo arquitetônico e tempo de existência. Este montante de informações BIM, são informações que tornam o modelo geométrico e genérico um objeto específico e personalizado.  

Os edifícios de patrimônios históricos geralmente são projetos que contam com uma geometria complexa e particularidades arquitetônicas que precisam de mais tempo para que as estruturas de construção novas sejam retratadas em detalhes. Por isso, a metodologia BIM é essencial, já que possibilita a precisão e elimina possíveis divergências.  O nível de detalhe (LOD) também é considerado um ponto importante, pois é através dele que se pode quantificar e  descrever todos os detalhes geométricos incluídos nos componentes BIM derivados.

Os patrimônios históricos são beneficiados com a metodologia BIM em diversos processos como na avaliação de opções de design, estimação de custos, simulações de construções,  cálculo de quantidades, detecção de informações incoerentes, gerenciamento do projeto, etc. Porém, a implementação BIM em projetos complexos relacionados a patrimônios históricos deve ser feita em paralelo com uma estrutura de fluxos de trabalhos bem pensados que sejam coordenados por normas e protocolos. 

Atualmente são poucos os estándares BIM focados para o desenvolvimento da área da construção relacionada a patrimônios históricos, portanto, a adoção de especificações e normas BIM para estes tipos de projetos ainda não é tão simples. Por isso, pensando e trazer melhorias para esta questão, o COTAC, desenvolveu um trabalho importante em relação a normas para as áreas de manutenção, conservação e restauração. 


+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!