BIM Transformation into an Organization
Understand how the organization must adapt its values, culture and processes to be successful with the BIM methodology

Para que a transformação BIM na organização seja eficaz ela deve ser gerenciada e pautada na tríade: tomada de decisão, coordenação, liderança e controle.
- Tomada de decisão: é necessário ter uma visão estratégica que leve em conta as tendências ou fatos que possam influenciar o processo de trabalho. Deve-se criar metas, traçar objetivos e abrir caminhos que devem ser perseguidos para obter sucesso nos projetos BIM.
- Coordenação: o BIM Manager deve organizar os recursos materiais e humanos necessários para alcançar os objetivos e metas. Também deve coordenar workflow, ou seja, alinhar o papel de cada pessoa e seu desempenho no projeto.
- Liderança: o BIM Manager deve explorar as habilidades de cada funcionário e influenciá-los para propósitos específicos do projeto. Também necessita administrar dos esforços individuais de cada um, com o objetivo de, atingir em grupo, através do trabalho colaborativo, as metas estipuladas do projeto BIM.
- Controle: Fazer um follow-up de todo o processo de transformação BIM para que ande alinhado com o cumprimento de suas metas na empresa. É necessário mensurar e comparar resultados e processos para que erros sejam sanados e evitados. O controle pode ser realizado através dos seguintes parâmetros: tempo investido no projeto, horas de trabalho de cada funcionário e investimento financeiro (economia de custos).
Assim, a organização empresarial que vive uma transformação BIM, deve:
- redefinir seus valores
- tornar seus valores ações:
- treinar a equipe
- licenciar softwares para a equipe
- renovar hardwares
- construir uma equipe coerente
- monitorar os impactos dos processo
Uma empresa em transformação BIM deve levar em conta a implementação da tecnologia e também o cenário mundial social vivido e transmitir isso aos seus funcionários através de uma cultura composta por:
- Confiança: a confiança é adquirida no dia a dia dos projetos, sentimento que deve ser assegurado no cotidiano da organização.
- Segurança: É o que a organização deve assegurar e fazer ser assegurado. São as crenças, regras, normas, práticas de trabalho e atitudes compartilhados pelos funcionários. Faz-se necessário engajar os funcionários e pedir seus feedbacks, para que riscos sejam remediados.
- Pertencimento: Fazer com que o funcionário sinta-se único na empresa e em cada projeto. É o “vestir a camisa” da empresa, “adotar” a causa / projeto.
- Comprometimento: é a execução das tarefas de acordo com os propósitos da organização.
- Aprendizado: olhar para o passado para projetar o futuro.
- Diversidade: ter equipes multiculturais composta por profissionais de diversas especialidades do setor AECO, que trabalhem de maneira integrada, harmônica e colaborativa.
- Diferenciação / Inovação: Tornar a organização “especial”, para que clientes optem por contratar o serviço e que funcionários queiram fazer parte dele.
- Inquietude: é estar sempre em um movimento de busca por mais conhecimento para aperfeiçoar as tarefas.
- Ambição: Tornar a empresa cada vez mais produtiva através das metas e objetivos traçados, dos funcionários escolhidos, dos worflows organizados e do monitoramento dos processos.
Além disso, para o sucesso em sua transformação BIM, a organização deve ter sua estrutura hierárquica e colaborativa bem definidas, assim como seus workflows fluídos e, fazer uso de recursos tecnológicos de última geração (softwares, hardwares, plataformas e aparelhos). Lembrando que, tudo isso deve ser usado sempre à serviço do desenvolvimento do potencial das pessoas.
Source: https://www.e-zigurat.com/blog/pt-br/a-organizacao-e-o-processo-de-transformacao-bim/