"To be out of BIM is to be swallowed up and forgotten in labour market competition"
In an interview with VidaBIM from BIM Experts, Silvia Rojas, architect, Academic Tutor and BIM Consultant from Zigurat, tells how BIM is past, present and future in her life
Como foi o seu primeiro contato com o BIM?
Tinha uma matéria de softwares e era com ele, logo depois por conhecer o vector consegui um estágio mas depois parei de utilizá-lo.
O que fez para aprender mais sobre o assunto?
Como é a sua relação com o BIM hoje em dia?
Hoje posso considerar que minha relação com BIM tem 2 lacunas e é totalmente vinculada com minha vida profissional. Tutora e consultora BIM da formação international Master BIM Manager do idioma português da Zigurat e nossoBIM. Arquiteta, ainda nas horas que consigo busco desenvolver alguns projetos em parcerias com alguns colegas em BIM
Qual a sua formação acadêmica?
Arquiteta Urbanista pela FAAP, depois de 4 anos fui a Barcelona onde cursei um posgrado de arquitetura e urbanismo medioambiental pela Universidade Politécnica da Catalunya.
Qual a sua experiência profissional?
Iniciei estagiando em escritórios que desenvolviam projetos de diversas tipologias, formada, passei por um escritório que era mais focado em projetos de interiores e depois logo parti para o escritórios como Ricardo Julião e Vivá Arquitetura que desenvolvi projetos de residências de alto padrão, edifícios comerciais e shopping centers.
Quando você percebeu a oportunidade de trabalhar com o BIM?
Quando iniciei de fato conhecer o sentido e o porquê desta metodologia. Quando tive a oportunidade notar diferença a nível de qualidade de projeto e de conhecimento de projeto que o BIM possibilitava para mim e toda as equipes envolvidas.
Falando sobre minha atuação atual na Zigurat a oportunidade surgiu quando a formação estava sendo lançada no idioma português e eles precisavam de uma profissional do setor AEC que tivesse um conhecimento de fato sobre a metodologia BIM para atuar como disseminadora, tutora e também consultora para os interessados que queriam ingressar na formação.
Eu me ajustei perfeitamente em todas as características até pelo fato de eu já estar morando em Barcelona, fazia aproximadamente 6 meses que havia concluído meu posgrado e estava buscando uma oportunidade de trabalho que tivesse um vínculo e agregasse na minha carreira profissional.
Como você saiu do país?
Como eu posso aprender mais?
Qual o seu objetivo?
O que você aconselharia a você mesmo se pudesse voltar 10 anos atrás?
Se o pessoal que está ouvindo pudesse esquecer tudo o que foi dito e levassem apenas uma lição para casa. O que seria? (No final do episódio).
Sejam ativos no setor AECO, estejam sempre atualizados nos seus temas mais atuais, não tentem evitar o BIM enquanto existe tempo para uma familiarização e uma adaptação sem traumas.
O BIM realmente é uma metodologia que aborda já todos os envolvidos do setor AECO e a nível nacional e claramente a internacional é muito bem disseminada, discutida e executada. Estar fora dela é ser engolido e esquecido na competição do mercado de trabalho.
Saiba muito mais sobre o BIM na vida de Silvia e mundo a fora, confira, na íntegra, a entrevista da arquiteta concedida para Guilherme Lobo do VidaBIM da BIM Experts.
Como você imagina o nosso mercado daqui há 10 anos?