BIM standardisation is important because it helps us to communicate better
José Carlos Lino highlights the efforts of CEN/TC 442 and encourages the sector's agents to work collaboratively.

Além disso, o engenheiro reitera o valor de este tipo de evento: “Por um lado, servem como um ponto de encontro para as opiniões de cada um dos países que compõem o grupo e que têm diferentes níveis de desenvolvimento e maturidade, com o objetivo de gerar padrões/normas locais. Uma tarefa que não é fácil se levarmos em conta que o BIM não trabalha apenas com objetos, informações ou modelos, mas também com processos e pessoas. E, em cada país é produzido de maneira diferente, por isso, é fundamental construir uma plataforma de comunicação através da qual se possa alcançar uma linguagem comum para todos. Por outro lado, a reunião serve para conhecer o que está sendo realizado a nível internacional, tanto com os padrões/normas ISO como em instituições como buildingSMART e adaptar esses feitos ao estado atual de trabalho na Europa.

Uma das principais características das normas é que há uma grande variedade delas, devido, em parte, ao rápido crescimento do BIM em cada país, mas ainda não podemos falar de um único formato. Isso facilitaria o trabalho entre as equipes, que poderiam trocar informações padronizadas, independentemente do software usado ou do nome dos documentos. Nesta área, o trabalho do grupo CEN / TC 442 é de importância vital.
As reuniões do CEN / TC 442 reúnem países que possuem associações locais de padronização e outros colaboradores de grupos próximos que são importantes para o BIM. Como sabemos, o BIM é uma metodologia e um processo transversal, em que o mais comum é combinar todos os processos e modelos no mesmo ambiente colaborativo.