BIM News

Last trends of the AECO sector

BIM standardisation is important because it helps us to communicate better

José Carlos Lino highlights the efforts of CEN/TC 442 and encourages the sector's agents to work collaboratively.


Published: 09/04/2019

Country: Portugal
This article has been translated from Portuguese. View original
O grupo CEN / TC 442, um dos comités técnicos que integram o CEN (Comitê Europeu de Padronização), é responsável por reunir os organismos nacionais de padronização dos 33 países europeus através de diferentes grupos, cada um deles com certos objetivos que trabalham para o desenvolvimento de normas, especificações e relatórios de um determinado regulamento: no caso do CEN / TC 442, o do BIM

José Carlos Lino, representante de Portugal dentro do grupo, fala sobre as normas e a importância destas na homogeneização dos processos de trabalho a nível global. Os projetos precisam de normas explícitas, não apenas para uso comum, mas também para o correto gerenciamento de informações e para as responsabilidades de cada um dos agentes envolvidos. Sem elas, é fácil cair no caos organizacional. 

Além disso, o engenheiro reitera o valor de este tipo de evento: “Por um lado, servem como um ponto de encontro para as opiniões de cada um dos países que compõem o grupo e que têm diferentes níveis de desenvolvimento e maturidade, com o objetivo de gerar padrões/normas locais. Uma tarefa que não é fácil se levarmos em conta que o BIM não trabalha apenas com objetos, informações ou modelos, mas também com processos e pessoas. E, em cada país é produzido de maneira diferente, por isso, é fundamental construir uma plataforma de comunicação através da qual se possa alcançar uma linguagem comum para todos. Por outro lado, a reunião serve para conhecer o que está sendo realizado a nível internacional, tanto com os padrões/normas ISO como em instituições como buildingSMART e adaptar esses feitos ao estado atual de trabalho na Europa.

image


Uma das principais características das normas é que há uma grande variedade delas, devido, em parte, ao rápido crescimento do BIM em cada país, mas ainda não podemos falar de um único formato. Isso facilitaria o trabalho entre as equipes, que poderiam trocar informações padronizadas, independentemente do software usado ou do nome dos documentos. Nesta área, o trabalho do grupo CEN / TC 442 é de importância vital.

"Os padrões/normas são tão importantes porque eles nos conectam, é como quando você pega o USB e o conecta ao seu computador", afirma Lino. "Se você tivesse cinco tipos diferentes de conexões, você precisaria de um adaptador para todos ou seria praticamente impossível lê-lo." Isso é a padronização: encontrar uma maneira global, na qual qualquer agente do processo de construção sabe como trocar informações e encaixá-las dentro do projeto.

As reuniões do CEN / TC 442 reúnem países que possuem associações locais de padronização e outros colaboradores de grupos próximos que são importantes para o BIM. Como sabemos, o BIM é uma metodologia e um processo transversal, em que o mais comum é combinar todos os processos e modelos no mesmo ambiente colaborativo.

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!