BIM News

Last trends of the AECO sector

Brazil and the United Kingdom sign partnership on civil construction

Agreement was signed during the 9th Meeting of the UK-Brazil Joint Economic and Trade Committee


Published: 14/12/2016

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
O ministro Marcos Pereira (Indústria Comércio Exterior e Serviços) e o secretário de Estado Britânico para o Comércio Internacional, Liam Fox, assinaram, nesta quinta-feira (8), em Brasília, um acordo que prevê a difusão do Building Information Modeling (BIM) para a construção civil. 

Segundo Marcos Pereira, esse é um incentivo para promover crescimento sustentável e trocas comerciais em construção civil e economia digital de ambos os países. O documento também foi assinado pelo secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco.

Durante o encontro, o ministro e o secretário Liam Fox também reafirmaram apoio às negociações do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia e se comprometeram a continuar as discussões sobre barreiras ao comércio bilateral entre Brasil e Reino Unido.

Os ministros confirmaram, ainda, a intenção de trabalhar em um programa de cooperação de quatro anos relacionado à facilitação do comércio e temas regulatórios, no âmbito do Prosperity Fund.

O objetivo é promover desenvolvimento econômico e crescimento por meio da expansão comercial, além de aumentar a eficiência das operações e permitir melhor compreensão mútua sobre os respectivos ambientes regulatórios.

Concordaram, ainda, com a criação de um grupo de gestão para que consigam conduzir e implementar um programa de comércio e atuar conjuntamente com o governo brasileiro.

Em 2006, Brasil e Reino Unido estabeleceram o Comitê Econômico e de Comércio Conjunto (Joint Economic and Trade Committee). Um mecanismo de diálogo entre o Mdic e o Department for International Trade (DIT) do Reino Unido.

O comitê visa melhorar o ambiente para realização de negócios e ampliação do comércio bilateral. Nele, as atividades se desenvolvem em grupos de trabalho dedicados a temas como Inovação, Facilitação de Comércio, Propriedade Intelectual e Investimentos.

Propriedade intelectual

Marcos Pereira e seu contraparte participaram da assinatura de memorando entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e o Intectual Property Office (IPO) do Reino Unido. As partes se comprometeram a continuar a cooperar em matéria de Propriedade Intelectual.

Os compromissos assumidos serão implementados por um plano de trabalho com o compartilhamento de melhores práticas, tanto na questão de administração dos escritórios como nos métodos de exames de patentes.

Source: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2016/12/brasil-e-reino-unido-firmam-parceria-em-construcao-civil

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!