BIM News

Last trends of the AECO sector

BIM: The new methodology that can help building a new Brazil


Published: 06/03/2018

This article has been translated from Portuguese. View original

Os escândalos de corrupção descobertos pela "Lava a Jato", operação que desde 2014 investiga a lavagem e o desvio de dinheiro envolvendo políticos, construtoras, empreiteiras e empresários do setor, trouxeram para o Brasil uma forte recessão econômica, desemprego, queda na produtividade da indústria, perda de investimentos e credibilidade internacional, além de obras superfaturadas.

Assim, a área da construção civil se vê envolvida, de forma reiterada, nestes esquemas de ilegalidade e, um dos principais fatores que favorecem isso é a falta de um processo de trabalho transparente durante o planejamento, concepção e execução de uma obra. Tudo isso, faz com que a metodologia BIM, que é uma das grandes conquistas da revolução 4.0, ganhe protagonismo no cenário do setor AECO.

Este novo modo de trabalhar consiste no conhecimento de softwares e processos que atendem em tempo real as diferentes disciplinas que se relacionam durante o ciclo de vida do projeto. Dessa maneira, ao envolver toda a cadeia produtiva, o BIM permite melhor desenvolvimento dos projetos e uma previsão de custos mais bem definida, o que impossibilita atos ilícitos, os quais são comuns em cenários com processos soltos e sem metodologias de controle.

Portanto, essa tecnologia que vem revolucionando o setor AECO, além de ser uma tendência, é um investimento ao combate a corrupção na área da construção civil, visto que a sua aplicação reduz os “imprevistos” durante a execução de uma obra e, consequentemente, os aditivos contratuais, que são a porta de entrada para a corrupção no setor público brasileiro.

Por isso, apesar do Brasil ainda estar vivendo tempos de crise política e econômica, é importante a fomentação e o investimento em BIM para tirar o país do atraso tecnológico e de seu apetite desenfreado pela corrupção, já que é previsto para este ano de 2018 um investimento de R$ 130 bilhões provenientes do projeto Avançar, que vislumbra alavancar o setor AECO e engloba projetos nas áreas de Habitação, mobilidade e saneamento, política social, infraestrutura e defesa e energia (como se pode ver no gráfico abaixo).

É relevante salientar que em países como EUA, Singapura, Inglaterra, Reino Unido, Centro e Norte da Europa, Escócia, Finlândia, Japão, Emirados Árabes, Sudeste Asiático, China, Chile e Austrália para participarem de licitações, contratos e colaborações de projetos de construção, reforma e instalação, as empresas necessitam implantar obrigatoriamente o modelo BIM e suas ferramentas devido às exigências do setor e do governo, assim as nações que não têm uma legislação específica a preparam para este ano. Além destes, os países do G20 também farão o uso da tecnologia também obrigatório em obras públicas ou financiadas com recursos públicos.

Em conclusão, adotar BIM é estar um passo a frente devido ao fato de poder otimizar o investimento nos projetos, antecipar problemas, evitar erros, aumentar a eficiência, encurtar prazos de entrega e ainda é uma urgência ao ser uma ferramenta infalível contra corrupção e essencial para a construção de um Novo Brasil.

A Zigurat, conta com formações em BIM: International Master BIM Manager e International Master BIM Manager Infraestruturas, que são Másteres para profissionais do setor AECO falantes do idioma português localizados no mundo todo.

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!