BIM News

Last trends of the AECO sector

Published: 04/06/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
“Qualquer construção acaba custando mais caro que o planejado por erros durante a obra”. Isso foi o que ouviu a chefe do departamento de BIM da Sinco Engenharia, Priscila Castro, quando começaram as conversas para projetar o Cantareira Norte Shopping em São Paulo. Porém, a estrutura complexa de 75 mil metros quadrados — pouco mais de sete campos de futebol — feita para abrigar 220 lojas, praça de alimentação e estacionamento, não gastou um centavo a mais por equívocos entre o projeto e a execução da obra. “Não tivemos mudança, tudo foi projetado e realizado como pensado”, destaca Priscila.

A “mágica” foi o modelo de construção adotado — o Building Information Modeling (BIM), em português Modelagem da Informação da Construção. O BIM, segundo a chefe do departamento da Sinco, diminui os riscos da obra. “Toda edificação é montada antes em três dimensões (3D). Então, os erros aparecem na fase de projeto e não no canteiro de obra, onde um equívoco é muito mais caro”. Com a modelagem virtual não existe erro de interpretação por nenhum agente da construção. Diferente dos projetos em duas dimensões, onde é preciso interpretar como os desenhos se tornam realidade, no 3D a visualização é completa.

Outro fator que reduz os custos é o fluxo entre a construção e a chegada dos materiais. Com essa modelagem, é possível prever de forma mais eficiente quais peças terão que chegar no canteiro de obras e em que momento. “Quando víamos no projeto que ia faltar algo, alertávamos o fornecedor. Eram feitas varreduras semanais no canteiro de obra e colocadas no programa de computador em BIM. Estávamos sempre uma semana à frente do problema”.

O resultado final foi a entrega do empreendimento em outubro de 2015, com absolutamente nenhum desembolso por equívoco no canteiro de obras. O professor da escola politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e especialista no tema, Eduardo Toledo, esclarece que o desenvolvimento de um projeto em BIM pode custar até 20% a mais do que um convencional. “Mas esse custo extra é diminuído no momento em que se encontra um erro de projeto. Caso o problema fosse detectado na fase de construção, seria preciso parar a obra e recontratar o projetista, acarretando um gasto desnecessário”. O professor também aponta que a velocidade em BIM não é necessariamente mais rápida. “O que muda é a previsibilidade, a construção não para, como uma obra no modelo convencional”, pontua.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) incentiva o BIM no país. Uma parceria, entre a ABDI e ABNT, lançou um catálogo com seis normas técnicas para este tipo de obra. A Agência, ainda, editou seis guias para orientar as construções. Em 2018, estará no ar a plataforma BIM, que vai agrupar todo este conteúdo e organizar uma biblioteca de peças para os projetistas.

Leia mais neste link: https://www.bimcommunity.com/news/load/575/collect-bim-guides-abdi-mdic

Source: https://medium.com/abdi-digital/constru%C3%A7%C3%A3o-com-erro-zero-8495cc45a9ac

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!