BIM News

Last trends of the AECO sector

All you need to know about BIM

The Digitization, the BIM and the necessities that came to supply


Published: 14/11/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
A  digitalização trouxe como consequência o uso da tecnologia BIM.
Essa transformação BIM passou a ser algo global e mundialmente é imprescindível que esse processo atenda à 3 necessidades:
  • realizar mais com menos, que é ser mais efetivo em menos tempo e com menos custo
  • trabalho colaborativo, realizado conjuntamente com toda a equipe e compartilhado com  os diversos players envolvidos
  • tecnologia de ponta como ferramenta – uso de softwares e plataformas

O BIM e a arquitetura, engenharia, construção e operação.

Globalmente a metodologia BIM entra no setor AECO para se colocar a serviço do que era realizado antes, porém, de uma maneira mais rápida, efetiva, colaborativa, sustentável e com menor custo e maior eficácia. 

Assim, a arquitetura agora apresenta processos e concebe objetos que não seriam possíveis sem essa transformação tecnológica.

Já a engenharia, nos dias de hoje, tem como base a automatização e as componentes:  modernização, industrialização e internacionalização.

No âmbito da construção surgiram novos modelos de negócios, que, através do compartilhamento dos riscos da obra com todos os players e do trabalho colaborativo entre equipe, controlam os custos do projeto.

Antes não tão expressiva, hoje, a  indústria da operação, ganha destaque, pois adere a  sustentabilidade e também se sobressai devido aos benefícios significativos de construção, fabricação e pós-construção fornecidos pelo usuário final.


O BIM e a construção de um modelo virtual

O Building Information Modeling é uma metodologia que promove o compartilhamento de toda a documentação e também possibilita a comunicação entre todos os stakeholders envolvidos no projeto durante todo o seu ciclo de vida.  

Por isso, o BIM, se tornou um rompedor de paradigmas a nível mundial, já que a tecnologia se embasa na construção de um modelo virtual que tem todos os seus dados detalhados: volume, tempo necessário para a construção e o 3D - design. 


BIM e o Nível de detalhamento e desenvolvimento (LOD)

As informações de um elemento BIM podem ter vários níveis de detalhamento e é através do LOD (Nível de desenvolvimento), que é sabida e determinada o quão detalhadas elas devem ser no modelo. Esse nível de desenvolvimento é classificado de acordo com o detalhamento: 

  • LOD 100 – O modelo é representado como um estudo de massa e os seus elementos podem ser representados graficamente por meio de símbolos, linhas ou volumes genéricos.
  • LOD 200 – Os elementos têm geometrias com dimensões, formas, quantidade e localização próximos aos reais. Outras propriedades de informações podem estar vinculadas ao elemento.
  • LOD 300 – Os elementos detêm geometrias com dimensões, formas, quantidade e localização que refletem as condições reais do empreendimento. Outras propriedades de informações podem estar vinculadas ao elemento.
  • LOD 400 – Idem ao LOD 300, todavia os elementos do modelo podem ser utilizados para gerar documentos de fabricação e/ou montagem para a construção.
  • LOD 500 – Os elementos refletem o modelo conforme construído em termos de dimensões, forma, localização, quantidade, posição, dados técnicos e fabricante – as-built.


Objetos BIM

Atualmente os objetos BIM são desenvolvidos em múltiplas bibliotecas ou até mesmo dentro das empresas, de maneira personalizada com a intenção de sanar os problemas de seus projetos.

Porém, a categorização de objetos não resolve tudo que inclui um projeto, afinal os objetos são apenas uma componente do BIM,  que precisa estar integrada com outras componentes como: a mensuração dos custos e os  profissionais unidos trabalhando conjuntamente durante o processo.

 

Ferramentas BIM - Os softwares

As plataformas e softwares, são ferramentas importantíssimas para o sucesso de uma implementação BIM. Por isso, a necessidade da empresa e seus funcionários conhecerem os softwares existentes e suas funções para saber escolher a melhor ferramenta para seu projeto, sem ficar refém de apenas uma marca.

 

O Cenário da Implementação BIM

A transformação digital e seus benefícios faz com que haja, em toda parte do mundo, iniciativas importantes em relação à metodologia BIM e entidades que se empenham no desenvolvimento de standards e legislação. 

A disseminação do Building Information Modeling também está sendo muito realizada por escolas/organizações de arquitetura e engenharia que se empenham em difundir toda técnica relacionada à metodologia.

Porém, o nível de implementação e desenvolvimento de projetos BIM é diferente de país para país: há nações mais desenvolvidas nesta área e outras menos, mas, BIM já é uma tendência mundial  e, é necessário ter atenção na adaptação dos standards que já existem.


Processos de ciração de standards BIM

As iniciativas para a criação dos standards podem ter abordagens distintas :

  • Top Down (do maior para o menor):  realizada por iniciativas governamentais que passam tornar a adesão do BIM obrigatória. 
  • Bottom Up (iniciativas intervenientes da indústria) : a necessidade da indústria de fazer mais com mais eficácia em menos tempo e com menor custo, faz com que o BIM seja adotado. Assim,  devido a demanda, esse tipo de iniciativa se inicia no projeto, passa pela organização e torna o BIM obrigatório a nível nacional.

 

Nível de maturidade BIM - como mensurar?

O nível de maturidade BIM em uma organização é mensurado de acordo com o grau de desenvolvimento da metodologia dentro da empresa e, para isso existem as classificações: 

  • Pré BIM: Prática tradicional. Desenhos e detalhes 2D, falta de interoperabilidade, fluxo de trabalho baseado em documentação.
  • BIM Level 1: Modelagem baseada em objetos. Modelagem 3D, automação de detalhamento, quantitativos e visualizações 3D.
  • BIM Level 2: Colaboração baseada em modelo. Compartilhamento de informações e intercâmbio entre disciplinas, uso do 4D (tempo) e 5D (custo), detecção de conflitos entre disciplinas, análises.
  • BIM Level 3: Política Integrada. Modelo multi-dimensional, análises complexas em etapas iniciais envolvendo sustentabilidade, custo, processo lean, comunicação sincronizada, colaboração através do servidor.  

 

Aprendizagem BIM

O mercado AECO mundial devido a demanda de seus projetos em BIM já exige que os profissionais tenham uma formação na metodologia. Para atender essa exigência, nos dias de hoje,  há um aumento a nível global, da quantidade de formações que capacitam o profissional AECO a nível de habilidades relacionadas a softwares e processos BIM.

 

Uma visão Global do BIM 

Para saber mais sobre como está a evolução do BIM no setor AECO, assista à palestra de José Carlos Lino, engenheiro civil, fundador da Newton Engenharia e da BIMMS. 


+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!