BIM News

Last trends of the AECO sector

8 lessons I learned working with BIM in Europe

As I am still in contact with Brazilian professionals, this allows me to understand the current Brazilian situation before BIM a


Published: 29/12/2017

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
No ano de 2016 decidi realizar uma aventura que tinha em mente a muito tempo, trabalhar fora do Brasil.

Na época realizava um Master online em BIM em uma escola espanhola e tive a oportunidade de me integrar a esta equipe, onde estou até hoje.

Neste pouco mais de 1 ano, apesar de não estar diretamente desenvolvendo projetos e sim voltado a área acadêmica, pude conhecer muitos profissionais do segmento e principalmente grandes atores da disseminação do BIM, onde pude entender um pouco melhor a mentalidade dos profissionais europeus, principalmente na Espanha e Portugal.

Como ainda sigo em contato com os profissionais brasileiros, isso acaba me permitindo entender a atual situação brasileira perante o BIM e a construção civil, podendo assim realizar alguns comparativos:

Iniciativas governamentais 

A eficiência e preocupação do governo na busca de economia e sustentabilidade é uma realidade na Europa. Prova disto são os diversos países que já exigem o uso do BIM em projetos públicos, tais como, Reino Unido, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Holanda e diversos outros que seguem o mesmo princípio e que já possuem este planejamento ainda para este ou para os próximos anos, como França e Espanha.

Iniciativas da UE 

A existência da UE facilita diversos tratados de colaboração entre os países membros, assim como o desenvolvimento de normativas (uma das atividades do grupo EU BIM Task Group). O interessante é que todos os integrantes do grupo, independentemente do nível de adoção do BIM, participam e criam uma sinergia propulsionando e reforçando as iniciativas em seus próprios países.
image

Instituições de ensino em BIM 

A quantidade de instituições que oferecem ensino no segmento BIM é muito maior comparada com o Brasil, tanto nas universidades como nas empresas de formações profissionalizantes.

Iniciativa privada

Por consequência da quantidade de países em um continente relativamente pequeno, comparado ao Brasil, as iniciativas privadas para o fomento do BIM são mais evidentes.

A própria diferença linguística exige tal iniciativa, e isto não ocorre apenas de país para país pois muitos possuem mais de uma língua ou dialetos. Como por exemplo a Espanha que possui 4 idiomas oficiais (Castelhano, Catalão, Galego e Basco) e dialetos.

Eventos

A oportunidade de participar em eventos internacionais é muito mais frequente. Em Barcelona, como por exemplo, ocorreram vários eventos sobre BIM e IoT este ano.

Alguns deles foram o European BIM Summit sendo um de seus organizadores a Building Smart e também o BIM World Implementation Strategies onde palestrantes de todo o mundo apresentaram o contexto atual do BIM em seus países.

Esta semana mesmo tive a oportunidade de presenciar o Autodesk BIM Fórum, evento gratuito, onde diversas empresas apresentaram o uso “real” do BIM em projetos e construções. Ainda nesta mesma semana ocorreu outro evento, IoT Solutions World Congress, este voltado para IoT.

Exportação de conhecimento 

Assim como a própria história já comprova, a Europa, inicialmente por conquista de território, sempre esteve muito atuante fora de suas fronteiras. Hoje, na era digital, segue sendo uma referência e conquistando o mundo de forma intelectual. A empresa em que trabalho, por exemplo, possui formações no segmento BIM em vários idiomas, atingindo assim profissionais de todo o mundo.

Oportunidades de emprego

A maioria das vagas disponíveis atualmente no setor AECO solicitam profissionais com conhecimento em BIM, desde as áreas mais técnicas, onde o profissional precisa ter conhecimento apenas do software BIM, até as áreas de gerenciamento onde as competências de implementação e gestão se fazem necessárias.

Ainda um caminho longo a percorrer 

Apesar de todas estas características, ainda existe um caminho muito grande a ser percorrido. A ideia de que todos os profissionais da Europa já trabalhem em BIM ainda não é uma realidade, mas com certeza em pouco tempo será.

Estes são alguns pontos que segundo a minha experiência, são os principais motivos do avanço do BIM nos países europeus.

Em contrapartida tenho observado um crescimento muito rápido do BIM no Brasil. Mesmo que ainda a um nível de busca de conhecimento por parte dos profissionais, o que é importantíssimo pois eles são as peças fundamentais para a mudança de paradigma do setor AECO.

Gostou do texto? Compartilha com os amigos e não deixe de ler as 7 dicas para quem quer trabalhar com BIM no exterior. 

Source: http://bimexperts.com.br/8-licoes-que-aprendi-trabalhando-com-bim-na-europa/

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!