BIM News

Last trends of the AECO sector

Collaborative Work Tools Using BCF - BIM Collaboration Format

With the results obtained in this research, it is noticed that the interoperability in the exchange of information is much discussed


Published: 18/05/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
Num dos primeiros posts desse blog, falamos sobre BCF, falando da sua origem, as tipologias de trabalho e o funcionamento do fluxo.

Agora nesse post, trago uma demonstração da interoperabilidade do formato BCF, entre 3 softwares, que são: Solibri, Navisworks e Tekla BIMsight. Na qual foram elaborados diversos testes, verificando a interoperabilidade do formato BCF no fluxo de troca de informações, identificando-se as informações que foram enviadas pelo software de origem e as informações recebidas pelo software receptor. Apresentando resultados através de tabelas e relatórios dos softwares testados, mostrando as informações perdidas no processo de interoperabilidade.

Resultados

O método usado na pesquisa consistiu em uma simulação de elaboração de relatórios nos softwares de origem (Solibri, Navisworks e Tekla BIMsight) e exportação para o formato .bcf e importação nos softwares receptores para validar a interoperabilidade dos dados.

Durante a criação dos relatórios foi desenvolvido uma tabela marcando S para sim, quando o software possibilitava incluir as informações e N para não, quando o software não possibilitava a inclusão das informações no relatório, tanto no software de Origem como no software receptor como demonstra as Tabelas 1, 2, 3 e 4.

001

Na Tabela 1 apresenta as informações que foram possíveis inserir em cada Software. Dos 3 softwares o Tekla BIMsight não foi possível incluir os campos “prioridade” e “assinado para” e o Solibri não foi possível incluir o campo de “Prioridade”, dos quais são itens não obrigatórios.

Na Figura 1 é demonstrado o Relatório criado no Software Solibri. Como pode se observar de todos os campos pesquisados apenas o de prioridade não foi possível incluir, e outros campos como a localização, ID do tópico e componentes são incluídos no relatório. Ainda na exportação do relatório é possível salvar o BCF na versão 1.0 e 2.0, e também em outros formatos como pdf e xlsx para leitura em outros softwares.

002

Figura 1 – Relatório BCF Solibri

003

Figura 2 –  Relatório BCF Navisworks

Como comentado anteriormente o relatório do Tekla Bimsight foi o único em que não foi possível assinalar a quais projetistas o relatório está sendo direcionado, e o nível de prioridade do relatório, o restante das informações foi possível incluir sem nenhum problema como demonstra a Figura 3.

004

Figura 3 – Relatório BCF Tekla BIMsight

Após o desenvolvimento dos relatórios, os mesmos foram exportados para o formato .bcf, e no qual em cada um dos softwares foram importados os relatórios BCF gerados, e identificados as informações lidas por cada um dos relatórios, como demonstram as Tabelas 2, 3 e 4.

005

Como Visto na Tabela 2, temos os relatórios do Solibri e Navisworks sendo importados no Tekla BIMsight, como demonstra a Figura 4, os Tópicos de “prioridade” e “assinado para” não foram lidos na importação. Durante os testes não foi o objetivo verificar a seleção de objetos IFC durante o relatório, nota-se que o Tekla BIMsight identificou objetos na importação e na seleção da imagem para direcionamento da perspectiva apresentando apenas os objetos que ele identificou como selecionados, deixando vários objetos ocultos na vista 3D.

006

Na tabela 3 temos os relatórios do Tekla BIMsight e do Solibri importados no software Navisworks.

007

A Figura 5 apresenta temos os relatórios importados para o Navisworks, no primeiro relatório temos o BCF do Tekla BIMsight, que teve problemas com a descrição foi localizada no campo de comentário, algumas imagens geradas no relatório não foram encontradas após a importação e a perspectiva direcionada mostrou itens a mais do que foram gerados no relatório de origem.

No segundo relatório temos o BCF do Solibri, pôr no qual não foi encontrado apenas o campo de descrição que da mesma forma que no relatório do Tekla BIMsight foi encontrado em comentários. Acredita-se que seja um erro de leitura por parte do aplicativo BCF Manager da BIM Collab.


 008

Figure 5 – Relatório Solibri e Navisworks Importado no Tekla BIMsight

Na tabela 4 temos os relatórios do Tekla BIMsight e do Navisworks importados no software Solibri.

009

Na Figura 6 temos os relatórios importados para o Solibri, no primeiro relatório temos o BCF do Tekla BIMsight, que no caso teve problemas com a descrição que foi localizada no campo de comentário, algumas imagens geradas no relatório não foram encontradas após a importação e a perspectiva direcionada não mostrou nenhum componente dos arquivos IFC.

No segundo relatório temos o BCF do Navisworks, que onde não foi encontrado apenas o campo de prioridade que o próprio Solibri não possui.

010

Figure 6 – Relatório Tekla BIMsight e Navisworks Importado no Solibri

Conclusões

A Interoperabilidade de dados é algo que vem sendo muito discutido quando se trada de BIM, principalmente quando se discute o conceito Open BIM, que sugere a troca direta no formato IFC entre os projetistas. Com os resultados obtidos nessa pesquisa, percebe-se que a interoperabilidade na troca de informações é algo a ser muito discutido.

A análise nos três softwares demonstrou que o aplicativo BCF Manager utilizado para a exportação e importação no software Navisworks é muito poderoso, tendo apenas um problema na leitura da descrição dos tópicos. Esse mesmo aplicativo é oferecido para outros softwares, como Revit, Archicad, Tekla Structure e o próprio Solibri que foi utilizado nessa pesquisa. Sobre o Solibri, ele também demonstrou ser um ótimo exportador e importador, tendo apenas um problema de leitura do BCF do Tekla BIMsight no campo de descrição dos tópicos e não sendo possível identificar a prioridade do relatório, que no caso não é um item obrigatório. Já o Tekla BIMsight demonstrou que não é confiável quando se trata de exportar e importar as informações para outros softwares, tendo vários problemas principalmente com as perspectivas onde foram encontradas diversas falhas de itens faltantes ou a mais do que deveriam conter.

Sabe-se, contudo, que existem muitos outros testes a serem feitos a respeito de importação e exportação de arquivos BCF. Os softwares testados são apenas os principais que são utilizados para a compatibilização, planejamento e a verificação de regras de modelos BIM, mas há diversos softwares de projeto que suportam o formato e também poderiam ser testados os retornos dos relatórios para o software de origem, uma vez que o relatório foi respondido e exportado pelo software receptor.

De todo modo concluo que o método de testes apresentado é válido, pois contribui para a tomada de decisão de quais softwares utilizar quando o processo de relatório Colaborativo for uma opção da empresa na melhoria do fluxo de trabalho BIM.

Source: https://biminformation.blog/2017/09/29/ferramentas-de-trabalho-colaborativo-utilizando-bcf-bim-collaboration-fomat/

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!