BIM News

Last trends of the AECO sector

California demands Solar Energy in New Residential Projects

A feature of BIM programs that is now being leveraged by government policies


Published: 17/05/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
Califórnia se tornou neste mês de maio de 2018, segundo a BBC News, o primeiro estado dos Estados Unidos da América a exigir energia solar em todos os projetos residenciais, casas e edifícios, a partir de 01 de janeiro de 2020.

Segundo a agência de notícias a Comissão de Energia da Califórnia aprovou o plano por unanimidade. Esta exigência prevê exceções onde o uso da energia solar não seja possível ou que seja custosa demais em casas localizadas em lugares com muita sombra, por exemplo.

O que significa esta medida para os arquitetos?

Primeiro, todos os projetos de arquitetura deverão ter um estudo solar mínimo. Este mínimo seria a comprovação de que é inviável o uso de energia solar realizando o estudo de sombras e/ou tempo de insolação.

Segundo, havendo condições do uso da energia solar os projetos deverão ser otimizados quanto a posição e forma de maneira a maximizar o aproveitamento desta fonte de energia. Isto exigiria o trabalho integrado com especialistas na área de energia solar.

Ainda bem que os programas BIM, como AECOsim por exemplo, são capazes de ajudar nesta tarefa realizando, não apenas o estudo de sombras ao longo do tempo, como também o resultado acumulado dos efeitos da luz do sol em um período fornecido pelo usuário. Além de fornecer o tempo total de sombra  e exposição à luz, este BIM nos mostra a quantidade total de energia (radiação solar incidente) em cada metro quadrado do nosso projeto.

A incorporação ao projeto do entorno 3D, para o estudo de sombras também é, atualmente, muito fácil de fazer com programas como o Context Capture através de imagens simples feitas com um drone.

De fato, mesmo que você não trabalhe na Califórnia, enriquecer todos os seus projetos com estudos solares avançados é, atualmente, uma opção ao alcance de todos os arquitetos que trabalham com BIM.

Você pode comprovar isto na Área Técnica do BIMCommunity, na área de Tutoriais, onde você encontra uma série de quatro vídeos mostrando um estudo solar rápido, fácil e eficiente de sombreamento, insolação e energia usando o software BIM AECOsim Building Design. Os quatro vídeos mostram: 1. Como posicionar o sol em relação ao seu projeto2. Análise dinâmica das sombras3. Estudo solar completo4. Análise dos resultados.

O tutorial poderá servir de balizamento também para quem usa outros softwares.
+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!