BIM News

Last trends of the AECO sector

Spain will make compulsory the use of BIM in public works

BIM is a tool that provides a completely holistic view of the lifecycle that has the infrastructure of a building


Published: 30/05/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
Nos últimos dias 8 e 9 de março, ocorreu em Barcelona a European BIM Summit, um congresso internacional de caráter anual sobre Building Information Modelling (BIM), com o objetivo comum de divulgação das boas práticas no uso de BIM, assim como o compartilhamento de metodologias e o alinhamento internacional para o uso desta tecnologia.

Nesse congresso, Ana Rojo, diretora geral de Produção e Engenharia da Ineco anunciou que os projetos para a construção de edifícios públicos terão que ser feitos com plataformas BIM de forma obrigatória ao final de 2018 na Espanha. Ineco faz parte do grupo Europeu de Administrações Públicas e tem encomendada a elaboração do Manual de Práticas Comuns na implantação da metodologia BIM, sendo responsável, junto à comissão es.BIM, de por em prática esta metodologia em todos e cada um dos processos desenvolvidos pelo Ministério de Fomento espanhol.

Além do anúncio, entrou em vigor a nova lei espanhola de Contratos do Setor Público, a qual estabelece a possibilidade de exigir que os projetos apresentados aos concursos públicos sejam feitos com BIM ou uma metodologia similar.

Isto reflete-se no ponto 6 da décima quinta disposição adicional:

"Para contratos públicos de obras, de concessões de obras, de serviços e concursos de projetos, e em contratos mistos de combinem elementos dos mesmos, os órgãos de contratação poderão exigir o uso de ferramentas eletrônicas específicas, tais como ferramentas de modelagem digital da informação da construção (BIM) ou ferramentas similares."

O processo de transformação para o método BIM começou e neste sentido o Parlamento Europeu, através da Norma 2014/24/UE já realizou esforços para recomendar sua utilização em todos os países membros da União Europeia e sua inclusão na normativa de contratação e licitação pública.

Em um encontro celebrado no dia 10 de Outubro de 2017, o próprio Ministro de Fomento, Iñigo de la Serna declarava que "é hora de que a Espanha se coloque à frente da implementação desta ferramenta e comece a aproveitar os benefícios e oportunidades que esta tecnologia fornece", e completava que "estamos diante de uma das iniciativas mais inovadoras no setor da construção e que mais terão impacto no futuro do setor da engenharia e da arquitetura".

BIM é uma ferramenta que fornece uma visão completamente holística do ciclo de vida que tem a infraestrutura de um edifício, partindo desde as mesmas origens do desenho até sua posterior manutenção e sustentabilidade. Entre as muitas vantagens que confere ao setor de arquitetura, estão a melhora na produtividade, redução de custos, aumento da transparência na gestão dos projetos, tanto no setor público, quanto privado, e uma aposta na melhora da qualidade dos projetos.

Para conhecer mais sobre a Norma Europeia 2014/24/UE acesse este link e sobre o processo de implementação da metodologia BIM na Espanha acesso o site da Comisão BIM criada pelo Ministério de Fomento.


Source: https://www.archdaily.com.br/br/891092/espanha-tornara-obrigatorio-o-uso-de-bim-em-obras-publicas

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!