BIM News

Last trends of the AECO sector

BIM Transformation into an Organization

Understand how the organization must adapt its values, culture and processes to be successful with the BIM methodology


Published: 12/11/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
A digitalização do setor AECO  faz crescer a demanda de projetos realizados em  Building Information Modeling. Com a implementação do BIM, a organização empresarial dessa indústria, precisa passar por um processo de adaptação que consiste em uma remodelação institucional.  

Sabemos que a tarefa é o elemento mínimo uma organização em transformação BIM. A sua classificação pode ser de acordo com a sua complexidade, tema ou relevância. Porém, independente do tipo de tarefa, a organização deve tentar atingir o “flow”, ou seja, trabalhar a motivação dos funcionários para que a experiência laboral seja fluída e produtiva. Nesse caso, é importante que os players envolvidos no projeto BIM, entendam e se sintam motivados com a eficácia da metodologia: sustentabilidade, economia de tempo e custo, trabalho colaborativo realizado em tempo real, detalhamento de materiais e orçamentos, eliminação de erros e maior eficácia.

Para que a transformação BIM na organização seja eficaz ela deve ser gerenciada e pautada na tríade: tomada de decisão, coordenação, liderança e controle.

  • Tomada de decisão: é necessário ter uma visão estratégica que leve em conta  as tendências ou fatos que possam influenciar o processo de trabalho. Deve-se criar metas, traçar objetivos e abrir caminhos que devem ser perseguidos para obter sucesso nos projetos BIM. 

  • Coordenação: o BIM Manager deve organizar os recursos materiais e humanos necessários para alcançar os objetivos e metas. Também deve coordenar workflow, ou seja, alinhar o papel de cada pessoa e seu desempenho no projeto. 

  • Liderança: o BIM Manager deve explorar as habilidades de cada funcionário e influenciá-los para propósitos específicos do projeto. Também necessita administrar dos esforços individuais de cada um, com o objetivo de, atingir em grupo, através do trabalho colaborativo, as metas estipuladas do projeto BIM. 

  • Controle: Fazer um follow-up de todo o processo de transformação BIM para que ande alinhado com o cumprimento de suas metas na empresa. É necessário mensurar e comparar resultados e processos  para que erros sejam sanados e evitados. O controle pode ser realizado através dos seguintes parâmetros: tempo investido no projeto, horas de trabalho de cada funcionário e investimento financeiro (economia de custos).
A cultura institucional da organização em transformação BIM deve ser revista para que determine a forma como o negócio se organizará e lidará com seus funcionários, além de como se posicionará no mercado. Por isso, a transformação BIM deve estar presente em seus ideais e valores. 

Assim, a organização empresarial que vive uma transformação BIM, deve:

  • redefinir seus valores
  • tornar seus valores ações:
  • treinar a equipe 
  • licenciar softwares para a equipe
  • renovar hardwares 
  •  construir uma equipe coerente
  •  monitorar os impactos dos processo 


Uma empresa em transformação BIM deve levar em conta a implementação da tecnologia e também o cenário mundial social vivido e transmitir isso aos seus funcionários através de uma cultura composta por: 

  • Confiança: a confiança é adquirida no dia a dia dos projetos,  sentimento que deve ser assegurado no cotidiano da organização.

  • Segurança: É o que a organização deve assegurar e fazer ser assegurado. São as crenças, regras, normas, práticas de trabalho e atitudes compartilhados pelos funcionários. Faz-se necessário engajar os funcionários e pedir seus feedbacks, para que riscos sejam remediados. 

  • Pertencimento: Fazer com que o funcionário sinta-se único na empresa e em cada projeto. É o “vestir a camisa” da empresa, “adotar” a causa / projeto.

  • Comprometimento: é a execução das tarefas de acordo com os propósitos da organização. 

  • Aprendizado: olhar para o passado para projetar o futuro.

  • Diversidade: ter equipes multiculturais composta por profissionais de diversas especialidades do setor AECO, que trabalhem de maneira integrada, harmônica e colaborativa. 

  • Diferenciação / Inovação: Tornar a organização “especial”, para que clientes optem por contratar o serviço e que funcionários queiram fazer parte dele.

  • Inquietude: é estar sempre em um movimento de busca por mais conhecimento para aperfeiçoar as tarefas. 

  • Ambição: Tornar a empresa cada vez mais produtiva através das metas e objetivos traçados, dos funcionários escolhidos, dos worflows organizados e do monitoramento dos processos.  

Além disso, para o sucesso em sua transformação BIM, a organização deve ter sua estrutura hierárquica e colaborativa bem definidas, assim como seus workflows fluídos e,  fazer uso de recursos tecnológicos de última geração (softwares, hardwares, plataformas e aparelhos). Lembrando que, tudo isso deve ser usado sempre à serviço do desenvolvimento do potencial das pessoas. 


Source: https://www.e-zigurat.com/blog/pt-br/a-organizacao-e-o-processo-de-transformacao-bim/

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!