BIM News

Last trends of the AECO sector

10 applications that help you to get results in a collaborative work BIM

BIM collaborative work creates a major impact of development projects.


Published: 20/02/2018

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
Durante o desenvolvimento de qualquer trabalho colaborativo, seja ele BIM ou não, a sinergia da equipe, seu comprometimento e liderança são aspectos bem mais importantes que o uso de ferramentas e aplicativos. Entretanto, em trabalhos colaborativos BIM, essas ferramentas podem impactar muito o desenvolvimento de projetos. As aplicações são válidas para todos os níveis de complexidade, seja para criar plantas de casas ou desenvolver arranha-céus luxuosos.

Na publicação de hoje, trazemos a visão da Caroline Cabral em sua experiência no primeiro trabalho colaborativo BIM e listamos os 10 principais aplicativos utilizados no seu desenvolvimento envolvendo: modelagem 3D, plataforma BIM, servidores BIM, até a comunicação e gestão de dados.

Aplicativos utilizados

  • Servidores BIM: Revit Server e BIM Server

  • Plataformas BIM: Revit e ArchiCAD

  • Gestão de documentos: Google Drive

  • Comunicação: Podio, Skype e Whatsapp

  • Renderização: Enscape e VRAY.


Fluxo de trabalho utilizado

Trabalhos em grupo geralmente possuem uma carga negativa a nível de experiências que se tem/teve no colégio ou na faculdade. Costuma haver sempre aquele colega que não aparece, não trabalha, não se envolve.

Este não é o caso.

O primeiro trabalho do Master que estou fazendo em BIM Management foi realizado em equipe e em dois softwares da nossa escolha. Dentre os quatro disponíveis (AECOsim, Archicad, Allplan e Revit), escolhemos o Revit e o Archicad. Cinco pessoas de diferentes localidades no Brasil e uma do outro lado do Atlântico formavam o nosso grupo. A primeira conversa feita pelo Skype teve como tarefa inicial (e primeiro desafio) definir o melhor horário para as reuniões, tendo em conta que teríamos uma diferença horária de até 5h. O Skype foi a plataforma adotada para todas as reuniões de trabalho. A partir dela, trocávamos arquivos e partilhávamos a tela do computador para discussão e tomadas de decisões. Após as reuniões, gerávamos uma Ata com as discussões abordadas e registro das decisões.

Outros canais de comunicação utilizados foram o Podio e o Whatsapp. O primeiro foi utilizado para marcar as reuniões, atribuições de tarefas e comunicação direta com a tutora do Master. A comunicação mais corrente era feita através do Whatsapp e atendia aos nossos propósitos. O Google Drive foi a plataforma utilizada para o desenvolvimento e entrega do trabalho, armazenando tanto os arquivos de modelagem como as atas de reunião e os relatórios.

O projeto consistia na modelagem do edifíco 5 de um complexo residencial em Sevilla, onde as outras quatro edificações possuíam uma tipologia diferente. Apesar do trabalho ter como foco a torre 5 do complexo, decidimos modelar todos os edifícios. Para além da entrega final, foi estabelecida a entrega de dois relatórios (parcial e final) e  definido um coordenador para o projeto.

Após análise do projeto fornecido em dwg, decidimos estruturar o trabalho para seis pessoas da seguinte maneira:


                             

                                                                Distribuição/volumetria do trabalho


A atribuição para cada elemento do grupo foi diferente nos dois softwares para que toda a equipe pudesse modelar pelo menos dois espaços distintos, deparando-se com diferentes desafios.

Foi priorizado o planejamento e organização do trabalho antes da modelagem. Era preciso definir o LOD (Level of Development) que trabalharíamos, nomenclatura de arquivos, template e biblioteca.

Desde o inicio do trabalho sentimos a necessidade de documentar todas as decisões que íamos tomando, o que, como consequência, culminou na elaboração de um Manual do Projeto. Nele, indicamos a divisão de trabalho pela equipe, a estruturação de pastas, a definição da nomenclatura de arquivos, famílias e ambientes e o template a utilizar para este trabalho.

O workflow foi adaptado a cada software. No Revit, a modelagem foi feita a partir do Revit Server em arquivos separados (de acordo com a divisão indicada na imagem 1) e linkados a um Modelo Federado. Nele, quando todos os worksets estivessem fechados, trabalharíamos com as anotações (Cotagem, Etiquetagem, etc) e organização de pranchas. No Archicad o workflow foi mais simples. Trabalhamos em Teamwork usando o BIM Server num modelo único.

A armazenagem dos arquivos foi feita através do Google Drive onde os mesmos eram sincronizados após alterações feitas. O workflow de ambos os softwares foram experimentados em conjunto durante as primeiras reuniões de modelagem via Skype para que todos os membros da equipe pudessem testar e tirar dúvidas imediatas entre si.

À medida que a divisão de trabalho/cada workset ia sendo “fechado”, procedíamos a uma revisão geral a partir do Modelo (Federado, no caso do Revit) e as alterações necessárias iam sendo feitas.

A entrega foi executada nos formatos nativos, em PDF e também em IFC. Também foram entregues renders feitos nos softwares nativos e também no Vray e Enscape.

Do início ao fim do trabalho, não só tivemos uma interação muito boa como aprendemos muito com a troca de experiência pessoal e profissional de cada um. As reuniões e conversas pelo Whatsapp serviam a um propósito maior do que a elaboração e entrega de um trabalho. Serviram como local de partilha de conhecimentos e dúvidas num âmbito mais abrangente. O espírito de equipe esteve presente em todos os momentos, sem restrições, criando inclusive laços de amizade.

Para trabalhar com BIM é preciso comunicação, troca, empenho e colaboração.

Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.” Provérbio africano.


                                                                                       Implantação| Lista de Folhas de Projeto

                                                                                 Formas Cotadas do Piso Tipo e Cobertura

                                                             Forma de Layout dos Subsolos -4 a -2| Tabelas de esquadrias

                                                                                                 Elevação Geral e Renderização

Source: http://bimexperts.com.br/10-aplicativos-que-ajudam-voce-a-ter-resultados-em-um-trabalho-colaborativo-bim/

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!