BIM News

Last trends of the AECO sector

Status quo of BIM in the world

While in some places the BIM is a competitive advantage, in others, the methodology is already a basic requirement that, if not respected, the professional is at the margin of the sector.


Published: 15/04/2019

Country: Portugal
This article has been translated from Portuguese. View original

Hoje, o BIM é uma exigência em projetos custeados pelo governo no Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Suécia, Noruega e EUA

Na Coréia do Sul é obrigatório em projetos públicos e privados com investimento maior que 50 milhões de dólares. 

No Chile, é exigido para licitações de hospitais. 

image


Este ano, o BIM será exigido nas obras governamentais da Rússia e também em licitações públicas para obras de infraestruturas na Espanha.

Em Singapura, a Building Construction Authority, exige um sistema de aprovação de projetos de arquitetura, estruturas, instalações hidráulicas, elétricas e ar condicionado via análise do modelo BIM. 
 
O uso do BIM é fomentado pela União Européia, já que 14 países se uniram e criaram o EU BIM Task Group.
image

Pesquisadores da Irlanda criaram o Global BIM Study – Lessons for Ireland´s BIM Programme, que apresenta o status do BIM nas obras públicas de diversos países.
 
A Alemanha, França e Austrália já têm a obrigatoriedade da metodologia prevista em projetos públicos para os próximos anos. 
 
Brasil, Nova Zelândia, Canadá, Peru, Arábia Saudita, China e Japão já fazem uso habitual, porém não obrigatório do BIM. 
image

Portugal abriga os disputados eventos: Conferência Internacional de BIM em Lisboa e o Congresso Português de BIM - PTBIM e já tem criada a Guia de Contratação BIM - Portugal -CT197. 

Em 2018, no Brasil, foi sancionado um decreto que instituiu o Comitê Estratégico de Implementação do BIM. Além disso, em Santa Catarina há licitações públicas que requerem a elaboração de projetos em BIM.

Este processo de democratização do Building Information Modeling nos diversos continentes é exponencial, já que a demanda por projetos BIM cresce devido às vantagens que a metodologia oferece, entre elas: redução de custos, economia de tempo, diminuição de riscos, detecção de erros antes da execução da obra, transparência durante os processos e um projeto construtivo mais sustentável e eficiente. 


+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!